Escolha uma Página

Um dos produtos naturais mais comuns na culinária e cultura brasileira é o coco. É muito fácil encontrá-lo nas regiões tropicais ao longo da costa do país e a sua abundância é o que permite a variedade de usos e produtos finais diferentes derivados do coco. Os benefícios do coco e seus produtos também são muitos!

Aqui na Cipria, trabalhamos com vários produtos de coco desidratados, e esse post servirá para explicar o uso e os benefícios nutricionais de cada um deles!

Benefícios do Coco

Esse fruto é muito conhecido pela água, que é uma fonte deliciosa de hidratação no verão, e pelas sobremesas feitas com a sua polpa fresca. Mas a quantidade de produtos diferentes de coco existentes no mercado brasileiro evidenciam também, a versatilidade e os benefícios nutricionais.

O coco é um produto muito rico em fibras, vitaminas do complexo B e gorduras benéficas para o organismo. Auxilia no controle dos níveis de glicose e no bom funcionamento do intestino. A maior parte dos produtos derivados do fruto são ricos nos mesmos nutrientes, mas cada um tem suas especificidades.

Chips de Coco

O Coco em Chips nada mais é do que finas fatias da polpa de coco desidratadas. É totalmente livre de açúcares e conservantes químicos, 100% integral.
Esse produto é rico em óleo e fibras de coco, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Além disso, é extremamente eficiente no controle do impulso de comer, por propiciar a sensação de saciedade. 

Um produto natural extremamente indicado para uso em sobremesas ou mesmo para comer puro, como lanche. Você pode encontrá-los na nossa loja física ou no nosso site!

Açúcar de Coco

O Açúcar de palma, também conhecido como açúcar de coco, é produzido a partir da seiva de palma. Não tem relação direto com o coco, mas mantém algumas das propriedades nutricionais em comum com a fruta.

Em termos calóricos, o açúcar de coco é muito parecido com os outros tipos de açúcares, inclusive o refinado branco. O que diferencia o açúcar de coco é o seu índice glicêmico mais baixo, o que reduz a velocidade de absorção de glicose pelo organismo.

Também é rico em minerais, vitaminas do complexo B e inulina – uma fibra da palmeira que auxilia no bom funcionamento da flora intestinal.

Por conta de todos esses benefícios, o açúcar de coco tem se popularizado muito na culinária brasileira e seu uso é cada vez mais comum. Você pode encontrar açúcar de coco na nossa loja física ou no site, clicando no botão ao lado. 

Leite de Coco em Pó

O leite de coco é obtido através do processamento da polpa do coco com água. O leite de coco em pó, por sua vez, é obtido por meio da filtragem e desidratação do leite líquido. Mantém, portanto, a maior parte dos benefícios nutricionais da polpa da fruta.

O leite de coco em pó é livre de lactose  e possui índice muito baixo de carboidratos, por isso auxilia no controle de açúcar no sangue. Além disso, é rico em vitaminas e minerais, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico.

Indica-se a diluição de duas colheres de sopa do pó para cada 200mL (uma xícara) de água filtrada. Caso precise do leite mais espesso, para uso culinário, indica-se diluir três colheres de sopa.

Farinha de Coco

A farinha de coco é produzida diretamente a partir da polpa do coco, como um subproduto da produção do leite de coco. É totalmente livre de glúten, portanto, sendo uma ótima dica de farinha alternativa para celíacos. Também é uma farinha de baixo nível de carboidrato, assim como a farinha de amêndoa.

Por ser feita somente de coco, a farinha mantém todos os benefícios nutricionais da fruta, como a presença de vitaminas do complexo B, a alta quantidade de fibras e de minerais. Auxilia na absorção de nutrientes e no funcionamento do intestino. Também proporciona sensação de saciedade para quem a consome, sendo muito indicada para dietas de emagrecimento.

A farinha deve ser usada em panquecas, bolos e pães rápidos. Por ser uma farinha com alta absorção de líquidos e livre de glúten, não pode ser utilizada como substituta direta da farinha de trigo. Recomenda-se misturar com outras farinhas, como farinha de amêndoas, castanhas, aveia ou as próprias farinhas de trigo.

Também indica-se a utilização como aromatizante de iogurtes, sucos ou vitaminas.

Open chat