Escolha uma Página

Cebolinha Desidratada

Cebolinha

Origem:

A cebolinha é a folha de uma planta originária da Europa, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal. O mais antigo indício do cultivo da hortaliça data de cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa.

Características:

A cebolinha é uma planta de textura herbácea, aparentada com a cebola (Allium cepa). Os bulbos da cebolinha são brancos e alongados e suas folhas são verdes, compridas e cilíndricas, como tubos ocos, inflados desde a base. Após um período frio ela emite a inflorescência, com flores de coloração branca-esverdeada, reunidas em umbela. Há muitas variedades, incluindo plantas de coloração avermelhada, outras de bulbos maiores ou folhas mais ou menos grossas. Produz híbridos com a cebola, originando plantas estéreis, mas bem adaptadas ao clima quente.

Uso Culinário:

A cebolinha é largamente utilizada na cozinha oriental, agregando sabor em legumes fritos, saladas e sopas especiais. Com ela podemos temperar manteigas, queijos, patês, cuscuz, omeletes, etc. Pode substituir com sucesso a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) em muitos pratos.

Na cozinha brasileira, a cebolinha é muito utilizada em saladas cruas e como tempero de pratos quentes como feijão e quiches. A cebolinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica.

História/Curiosidades:

A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

A vitamina K, nutriente presente na cebolinha, contribui para a resistência óssea e também tem papel importante na produção dos hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Esses hormônios regulam não apenas o humor, mas também o sono e o apetite.

 

Exibindo todos 6 resultados

Open chat