Escolha uma Página

Virar o ano comendo e bebendo bem é sempre a maneira mais democrática de passar essa data comemorativa com as pessoas amadas. Logicamente, o cardápio da ceia segue algumas tradições. Carne de porco ou peixe, muitas frutas tropicais, saladas incrementadas, tudo isso regado a bons espumantes!

Na minha família, a tradição mais antiga é sem dúvida a de comer lentilha na ceia de Ano Novo. Seja o ensopado de lentilha com carnes defumadas, ou uma salada de lentilha com legumes assados, esse ingrediente é famoso por trazer boa sorte e prosperidade pro Ano vindouro. 

Por isso, estamos aqui para falar sobre lentilhas e trazer uma receita diferente, para surpreender na entrada da sua ceia de Ano Novo.

Lentilha Canadense

A lentilha verde, ou lentilha canadense, é a lentilha mais comum no mercado brasileiro. Produzida no Canadá, essa lentilha tem o formato redondo e é levemente achatada. Tem sabor suave e terroso, e combina muito com carne de porco defumada ou com legumes de cozimento mais lento, como batata e cenoura. 

O seu tempo de cozimento varia entre 35 e 40 minutos, podendo ser cozida também na panela de pressão. Por manter o seu formato mesmo depois de cozida, é muito usada também para saladas. Você pode encontrar a lentilha canadense na nossa loja física ou no link ao lado.

Lentilha Francesa

A lentilha francesa tem a coloração um pouco mais escura, o formato mais arredondado, mais grossa, e a casca mais espessa, tornando o seu cozimento um pouco mais lento.

Geralmente, fica pronta após cozinhar por cerca de 45 minutos, e mantém a forma e cor após cozida. Portanto, é muito usada para saladas. Você pode encontrar a lentilha francesa na nossa loja física ou no link ao lado.

Lentilha Amarela ou Vermelha

As lentilhas vermelha e amarela são sementes de cores diferentes da mesma espécie de lentilhas. Possuem formato arredondado e fino, e coloração que varia do dourado (lentilha amarela) ao vermelho (também chamada de lentilha rosa).

Possuem um tempo de cozimento mais curto, e costumam estar cozidas depois de 15 a 20 minutos de cozimento. Não mantêm a mesma forma depois de cozidas, sendo por isso muito comumente usadas para pastas – como o famoso Misir Wat, prato etíope – ou sopas.

Essas lentilhas são muito comuns nos pratos indianos e combinam muito bem com os currys e masalas, sendo parte fundamental do famoso Dahl, o curry de lentilha.

Você pode encontrar a lentilha vermelha ou a amarela na nossa loja física ou no link ao lado.

Dahl de Lentilha para Ano Novo

Essa receita vai se encaixar perfeitamente bem como entrada na sua ceia de Ano Novo. E leva vários temperos e produtos aqui da Cipria. É possível servir até 6 pessoas em pequenas porções individuais, e é bem rápida de fazer!

 

 

 

 

 

Ingredientes

 

Uma xícara de lentilhas amarelas Cipria

100g de bacon cortado em cubos pequenos

Uma cebola média picada finamente

Dois tomates sem sementes picados

Dois dentes de alho amassados

500mL de Caldo de Legumes Cipria

Uma colher de chá de Cominho em Grãos Cípria

Duas colheres de chá de Curry Madras Cípria

Uma colher de chá de Garam Masala Cípria

Folhas de Curry Cípria

Sal Fino Cípria e Pimenta do Reino Preta Cípria à gosto

Modo de preparo

Lave bem as lentilhas e deixe escorrendo em um escorredor. Separadamente, prepare o caldo de legumes utilizando 500mL de água e aproximadamente meia colher de sopa de Caldo de Legumes Cipria. Leve os dois ingredientes ao fogo alto até ferver, então abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Desligue e reserve.

Aqueça uma panela média de fundo grosso. Coloque um pequeno fio de óleo vegetal e doure os cubos de bacon (você pode fazer também a versão vegetariana, basta pular essa etapa e aquecer apenas manteiga Ghee ou óleo vegetal). 

Adicione a cebola picada e deixe refogar até começar a murchar e ficar transparente. Adicione os tomates e o alho e frite até dourar. Acrescente o cominho, uma pitada de sal e as folhas de curry. Deixe cozinhar por um minuto. Acrescente o Garam Masala e o Curry Madras, e deixe perfumar bem essa mistura.

Coe o caldo de legumes reservado e leve à panela com o bacon, os legumes e o tempero. Acrescente as lentilhas lavadas e escorridas e misture bem, em fogo alto, até ferver. Quando começar a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos, até a lentilha começar a incorporar ao caldo. 

Desligue e sirva quente em cumbucas, com coentro fresco e Molho de Pimenta Habanero Cipria.

Open chat