Escolha uma Página

Nessa época do ano, a nossa memória afetiva já associa os enfeites, decorações e músicas de Natal com os muitos pratos típicos das ceias familiares. Um dos mais comuns é o Panetone.

Esse pão doce aromatizado e recheado tem sua origem na culinária italiana (Panettone), mais especificamente na região de Milão. No Brasil, esse prato já virou uma tradição natalina e a oferta de panetones é cada ano maior. Desde as receitas mais simples até as mais sofisticadas.

A graça de fazer Panetone em casa é poder usar os ingredientes da massa e recheio na medida que te agrada mais, com sabores que te agradam mais. Nesse post, vamos abordar algumas das principais características da produção e preparo de panetones, e como os nossos produtos podem te ajudar nessa empreitada!

 

Farinhas 

Os ingredientes utilizados para a produção do Panetone podem variar muito, mas um deles é fundamental: a farinha de trigo de qualidade!

Por ser uma massa que deve crescer muito, manter a estrutura após esfriar e ficar bem macia e fofinha, o panetone exige muito da farinha. A farinha para panetone precisa ser muito fina e aceitar bastante hidratação. Quanto mais fina a farinha, maior a superfície de contato que ela oferece para os líquidos da massa, e mais forte e elástica fica a massa final.

Aqui na Cípria, você poderá encontrar a Farinha Italiana 00 Manitoba, da Le 5 Stagioni, muito indicada para essas receitas. Assim como a farinha francesa T45, da Bagatelle, extremamente indicada para os panetones de fermentação natural

Especiarias 

O sabor e o aroma da massa são proporcionados pelas especiarias utilizadas na produção do Panetone. Normalmente, os recheios são de frutas cítricas cristalizadas e a massa é aromatizada com baunilha. Nas receitas industriais, utiliza-se a essência artificial de panetone para mascarar a ausência das frutas secas e cristalizadas, e dar um falso aroma de frutas ao produto final.

O nosso Mix para Panetone é feito à base de laranja desidratada em pó e canela, com adição de especiarias diversas. Todos ingredientes naturais, sem nenhum aditivo químico. Esse mix proporciona, além do sabor e aromas naturais de panetone, o aumento da durabilidade do produto final, pois as especiarias são conservantes naturais da massa.

Outras opções para aromatizar a massa são o nosso Stollen, a mistura de casca de laranja em pó com cardamomo verde, ou o nosso Gel de Baunilha natural, um produto com mais intensidade de sabor, muito fácil de usar, e muito mais forneável que os extratos e essências convencionais.

Nossa sugestão é usar os três produtos combinados! Para cada Kg de massa da receita, uma colher de sopa do Mix para Panetone, meia colher de sopa do Mix Stollen e uma colher de sobremesa do Gel de Baunilha.

 Frutas secas e castanhas 

A massa macia, fofinha e perfeitamente aromatizada do panetone é complementada sempre com o recheio de frutas desidratadas, cristalizadas, castanhas ou chocolate. As possibilidades são quase infinitas, e na Cipria você encontra as frutas e castanhas para rechear o seu panetone de acordo com o seu gosto!

Aqui seguem algumas de nossas sugestões de recheio: 

  • Uva passa preta, castanha do Pará e gotas de chocolate meio amargo;
  • Damasco Seco, figo cristalizado e gotas de chocolate branco;
  • Uva passa branca, laranja cristalizada e Cidra cristalizada;
  • Mix de frutas cristalizadas e cobertura de amêndoas laminadas;
  • Cranberry, blueberry e gojiberry desidratados com cobertura de açúcar perolado.

 Esses ingredientes podem ser encontrados na nossa loja física ou no nosso site!

Open chat