Escolha uma Página

A ceia de Natal costuma ser muito famosa pelos pratos mais típicos, como o peru assado, o famigerado arroz com uva passa, o lombo suíno assado ou até mesmo os panetones. Para algumas pessoas, no entanto, a sobremesa é a melhor parte das ceias nas festas de fim de ano. Um ingrediente muito comum nessa parte da refeição é a baunilha. A quantidade de produtos e os preços aparentemente altos deixam muitas pessoas confusas quanto à utilização da baunilha para sobremesas.

Por isso estamos aqui pra explicar de onde vem a baunilha em fava, como fazemos os nossos produtos e qual a melhor utilização de cada um deles.

ORIGEM

As espécies mais comuns de baunilha são originárias da região da América do Norte, e foram levadas para a Europa pelos europeus, nos séculos XVI e XVII. O nome “baunilha” vem de “vainilla”, que significa pequena vagem em espanhol. 

Do século XVIII em diante, difundiu-se o cultivo da baunilha em outras colônias europeias, também de clima tropical, assim como o uso de baunilha para sobremesas. Hoje em dia, dois dos maiores produtores de baunilha do mundo são Madagascar e Uganda. 

Esse vídeo da revista Superinteressante mostra o processo de cultivo, colheita e secagem das baunilhas em fava em Madagascar. É bem legal, vale a pena dar uma olhada!

BAUNILHA EM FAVA

Resumindo: as orquídeas levam anos para começar a dar favas, que são colhidas manualmente e levam meses – e vários processos diferentes – para ficarem prontas para o uso. 

Agora que você já sabe como são colhidas e produzidas as favas de baunilha, pode dar uma olhada no nosso site para ver as opções de baunilha para sobremesas que temos à disposição!

BAUNILHA EM PÓ

Aqui na Cipria, nós também trabalhamos com outros produtos de baunilha. A Baunilha de Uganda em Pó, por exemplo, é feita com as favas de baunilha processadas. Esse pó não é tão intenso em aroma quanto as favas inteiras, mas é bem efetivo para aromatizar preparações mais simples.

AÇÚCAR DE BAUNILHA

Na nossa produção, nós fazemos outros três produtos a partir da baunilha

A baunilha em pó é o principal ingrediente do nosso Açúcar de Baunilha. Nós processamos a Baunilha em Pó junto com o açúcar cristal, aromatizando a mistura e deixando o açúcar mais fino, facilitando seu uso em preparos de confeitaria fina.

EXTRATO DE BAUNILHA

O Extrato Natural de Baunilha é um de nossos produtos de maior sucesso. Para produzi-lo, nós depositamos uma proporção de 30% de baunilha e 70% de álcool de cereais orgânico em um barril de Amburana, e deixamos esse barril fechado por 1 ano! A parte líquida dessa mistura utilizamos para a produção do extrato natural, que é comercializado em garrafas de 50mL.

O extrato de baunilha é extremamente indicado para a produção de bebidas, chantilly, sorvetes ou preparações em baixas temperaturas. Por ser alcoólico, o extrato é altamente volátil e não é recomendamos o seu uso para preparações em altas temperaturas.

GEL DE BAUNILHA

O resíduo sólido dessa produção do extrato – uma mistura altamente concentrada de baunilha em pó e favas de baunilha – nós processamos com água, açúcar e goma xantana para transformar no nosso Gel de Baunilha

O Gel de Baunilha Cipria é, ao contrário do extrato, mais forneável. Pode ser utilizado no preparo de bolos, panetones, cremes, qualquer preparação que vá ao forno ou seja submetida a altas temperaturas. Ele deixa mais sabor ao final do preparo, além dos pontinhos pretos que dão a aparência de produtos feitos com baunilha.

Espero ter explicado bem e respondido todas as dúvidas que você tenha sobre baunilhas!
Se ainda assim tiver alguma pergunta sem resposta, não hesite em nos contatar pelos nossos meios de comunicação.

Até a próxima!

Open chat