Talvez a pergunta mais comum feita pelos nossos clientes seja “vocês têm especiarias para gin?”

Ô, se temos! Seja para aromatizar um Negroni, ou pra dar mais aroma e complexidade a um Gin Tônica, as nossas especiarias são perfeitas para o uso em drinks.

O Gin é uma bebida destilada à base de cereais e aromatizada com especiarias. Obrigatoriamente, uma dessas especiarias é o Zimbro, mas o mix de botânicos aromáticos varia muito de acordo com a receita, com a região onde é produzido. Os mais famosos são produzidos no Reino Unido, e dão origem a vários tipos de drinks originários daquela região.

No entanto, é possível apreciar um bom drink com Gim curitibano, utilizando receitas adaptadas ao nosso paladar e aos nossos ingredientes, como prova muito bem a Hambre Gin

Como já foi dito anteriormente, é possível fazer vários tipos de drinks com Gim. E é, até segundo os especialistas da Hambre Gin, a melhor maneira de começar a apreciar bem o sabor dessa bebida tão especial. Aqui nesse post, vamos focar nos diferentes sabores, cores e aromas do Gin Tônica.

Gin Tônica

Um bom Gin Tônica começa com três ingredientes: gin, água tônica e muito gelo. Essa é a base, que dá o teor alcoólico e o amargor característicos do gin e da água tônica, e o frescor que todos queremos de um drink no verão!

A partir dessa mistura, é possível variar em outras três categorias: frutas, ervas e especiarias. As frutas dão um toque de acidez ou doçura na bebida; as ervas dão o aroma diferenciado; e as especiarias (parte mais importante do drink) dão a complexidade de sabor inigualável. 

Especiarias para Gin Tônica

Vamos listar os nossos produtos mais indicados para aromatizar o seu Gin Tônica, quase todos presentes no nosso Kit Gin!

 

Zimbro

Muito usada na própria produção do Gim, essa especiaria – um frutinha seca muito comum no leste europeu e na região do mediterrâneo – tem aroma e sabor altamente complexos, e seu perfume dá um toque original a qualquer preparo.

Cardamomo Verde

Originária de países com climas tropicais de calor intenso, essa especiaria em formato de baga possui aroma forte e cítrico, e combina muito bem com frutas cítricas. Por isso, o seu uso em gin tônicas com limão siciliano ou laranja é muito indicado!

Cravo, Canela e Anis Estrelado

Essas três especiarias clássicas podem ser colocadas na mesma categoria nessa lista, pois conferem ao drink o aroma típico e o sabor adstringente levemente adocicado. Combinam muito bem com sabores amargos, como café, água tônica e gin. Mas nos drinks mais adocicados, podem proporcionar uma complexidade ao sabor que vai surpreender!

Hibisco

Essa pétala de flor extremamente aromática e nutritiva, serve para dar cor e sabor para o seu drink. Uma pequena pétala já é suficiente pra trazer aquela acidez e quebrar um pouco do amargor da água tônica. Combina muito bem com laranja e outras especiarias.

Pimenta Rosa

A tão popular e brasileiríssima semente de aroeira, ou Pimenta Rosa, possui muito aroma e sabor, mas nada de ardência, ao contrário do que indica o nome. Por ser muito intensa, sugere-se usar poucas sementes no drink, provando que às vezes, menos é mais!


.

Pimenta da Jamaica, Pimenta do Reino ou Pimenta Calabresa

O uso de pimentas de ardência moderada em drinks é um pouco polêmico, mas pode ser uma grata surpresa. Seu aroma e sabor característica podem gerar ótimos drinks nas mistura com frutas e outras especiarias.

Frutas secas

Não são exatamente substitutas das frutas frescas, mas podem somar ao drink, dando a doçura ou a acidez que você estava procurando. O chips de coco (combinado com grãos de café e canela em rama), a laranja desidratada em fatias (com hibisco e pimenta rosa), o cranberry ou blueberry desidratados (combinados com laranja fresca, zimbro e ramas de alecrim) são ótimos exemplos de possíveis usos desses produtos na produção dos drinks.

DICAS

A maior parte dessas especiarias para gin tônica podem simplesmente ser adicionadas ao drink, na hora de finalizar a bebida. O álcool da bebida funciona como solvente do óleo especial das especiarias, diluindo o aroma e sabor rapidamente na bebida. No entanto, algumas dicas são muito válidas para aproveitar melhor as suas especiarias para gin e ter seus drinks sempre muito saborosos e aromáticos.

Uma das nossas dicas diz respeito ao armazenamento das suas especiarias para gin. Dois fatores influenciam bastante a durabilidade de especiarias: exposição à luz e ao oxigênio. Por isso, mantê-las armazenadas em lugares secos e fechados hermeticamente, não totalmente transparentes, garante a maior validade das especiarias. Sugerimos fortemente a utilização das nossas embalagens com zip lock, guardados em gavetas, armários ou caixas, ao abrigo da luz, umidade e exposição ao ar.

Outra boa maneira de aproveitar bem o sabor e o aroma das especiarias é fazendo xarope a partir delas e utilizando o xarope para adoçar e temperar os drinks. A receita que disponibilizamos abaixo é um xarope de cardamomo com zimbro.

Receita de Xarope de Cardamomo e Zimbro

500mL de água filtrada

500g de açúcar refinado ou açúcar cristal

10 bagas de cardamomo

3 ou 4 bagas de zimbro

Abra as bagas de cardamomo e retire as sementes de dentro. Triture as sementes em um pilão de pedra junta com as bagas de zimbro. Leve essa mistura triturada, a água, o açúcar e as cascas das bagas de cardamomo ao fogo. Mexa até o açúcar dissolver e o líquido levantar fervura. Deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos, então desligue o fogo e espere esfriar. Deixe a mistura infusionando por mais três dias na geladeira, então filtre o xarope e guarde engarrafado na geladeira. Consuma em até 2 semanas.

Esse xarope pode ser usado para adoçar os seus drinks, ou até mesmo seus cafés gelados.

Gin Tônica com limão siciliano, alecrim e especiarias

50mL de Gin Hambre

1 limão siciliano

50mL de xarope de cardamomo verde com zimbro

Uma rama pequena de alecrim

Água Tônica

Gelo

Em uma coqueteleira, misture o gim, o xarope, suco de ¼ de limão siciliano e pedras de gelo. Bata na coqueteleira por um minuto e despeje a mistura em um copo long drink. Complete o copo com gelo e água tônica até a boca. Utilize casca do limão siciliano ou fatias para decorar. Coloque uma rama de alecrim para finalizar. 

Uma boa maneira de variar e aromatizar os seus drinks é usar a seguinte fórmula:

Misture o Gim e as especiarias em uma coqueteleira com um pouco de gelo. Bata até aromatizar bem. Despeje em um copo, complete com gelo e água tônica e decore com frutas e ervas frescas. 

A partir dessa regra, é possível utilizar várias misturas de especiarias para misturar com o Gim. Exemplos:

  • Coco chips, grãos de café e canela;
  • Xarope de cardamomo, suco de limão e zimbro;
  • Hibisco, laranja e anis estrelado;
  • Pimenta rosa, pimenta calabresa e cravo.

 

A variedade é quase infinita, e essa é a graça desse tipo de drink. Com especiarias para gin de qualidade e bem armazenadas, é possível fazer uma bebida aromática, saborosa e refrescante!