Escolha uma Página

Pode soar estranho pra quem não é de Curitiba, mas existe uma comunidade de imigrantes no Brasil que comemora o Natal no dia 07/01. Os ucranianos católicos-ortodoxos seguem um calendário diferente do ocidental, o que faz com que a data comemorativa do Natal seja celebrada em janeiro. Dentre as tradicionais comidas de Natal dessa ceia toda diferente, encontra-se o Kutyá com semente de papoula.

A mesa da ceia de Natal ortodoxa conta, obrigatoriamente, com 12 pratos diferentes, representando os 12 apóstolos de Jesus. A refeição sempre se inicia na noite do dia 06/01 – véspera de Natal – no aparecimento da primeira estrela no céu da noite. E o primeiro prato consumido por quem participa da ceia é o Kutyá.

Esse prato ucraniano extremamente tradicional leva poucos ingredientes e é bem simples de fazer. O ingrediente principal é o grão de trigo, tido pelos ucranianos como alimento sagrado. Comer o Kutyá antes da ceia é uma forma de lembrar os antepassados e prestar as devidas homenagens antes das festas. 

Para além das questões tradicionais e religiosas, o Kutyá é uma delícia! E um dos ingredientes é encontrado aqui na Cípria: a semente de papoula!

Kutyá com semente de papoula

 

1 xícara de grãos de trigo sem casca

100g de nozes pecã trituradas

100g de semente de papoula

mel a gosto

frutas secas à vontade

Primeiro, você deve lavar e deixar os grãos de trigo de molho, imersos em água filtrada, por pelo menos 3 horas. Depois desse período, escorra a água dos grãos e coloque-os em uma panela. Cubra com água e cozinhe, em fogo médio, por cerca de 3 minutos, até ficarem al dente. Escorra e deixe esfriar.

Deixe as sementes de papoula de molho em água morna por 45-60 minutos. Depois, triture essa mistura no liquidificador com uma colher de sopa de mel. Misture esse leite de papoula ao trigo cozido, adicione as nozes e mel a gosto. 

Você pode adicionar uva passa, damasco seco ou ameixa seca. Sirva frio e conserve na geladeira. 

Khrestós Rodêvcia!

Feliz Natal!

Open chat